fbpx

Visão debaixo d’água

03/11/2017 por admin

Quem nunca abriu os olhos debaixo d’água não é mesmo? Seja por cautela, curiosidade ou até mesmo para admirar a beleza de vegetações e animais aquáticos. Mergulhar com os olhos abertos é bem comum, mas existem alguns mitos e verdades sobre essa prática, confira!

Míopes enxergam melhor embaixo d’ água?

Sim. Apesar da pressão exercida pela gravidade da água, os míopes conseguem enxergar com mais clareza. A miopia é caracterizada por um desvio da luz absorvida pelo globo ocular, fazendo com que o ponto focal de uma imagem aconteça antes que os raios solares alcancem a retina, que é a parte do olho responsável pela formação das imagens.

Neste caso, a água funciona como as lentes dos seus óculos. Elas causam refração da luz, corrigindo o desvio e formando as imagens no local correto.

Existe foco embaixo d’água?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não existe foco embaixo d’água. Nossos olhos foram calibrados para enxergar sobre a pressão exercida pela gravidade em terra firme, o que é bem diferente na água. Assim, quanto maior a pressão, mais a nossa visão fica deformada.

E com óculos de natação?

Os óculos de natação foram feitos para impedir justamente essa pressão. O acessório cria uma mini atmosfera vedada que impede a pressão da água. Logo é possível enxergar tudo com mais clareza e focar a visão em objetos ou pontos específicos.

O cloro da piscina causa irritação no olho?

Depende. A irritação geralmente é associada por uma soma de fatores, e não só pelo cloro em si. Primeiro que o responsável pela piscina deve manter os níveis de PH da água dentro do aceitável, acima do que ideal o cloro irrita a visão.

Outro ponto é que o responsável pela piscina deve fazer a limpeza correta da mesma, (incluindo as suas paredes), com regularidade. Na maior parte dos casos, os olhos sentem irritação por conta da reação gerada pelo material orgânico (suor, urina e etc) ao entrar em contato com o cloro.

 

Fonte:https://goo.gl/qCEzKu


 

Comente aqui suas dúvidas sobre esta matéria. 😉

Copyright © 2020 | Ocularis Clinic - Todos os direitos reservados - Feito por nolimits.net.br