Síndrome do Olho Seco

Olhos vermelhos, ardência, lacrimejamento, secura, sensação de areia nos olhos e visão borrada no final do dia. Se você tem qualquer um destes sintomas pode sofrer da Síndrome do Olho Seco sem saber. Atualmente, há aproximadamente 18 milhões de brasileiros diagnosticados com a doença no Brasil.

A síndrome do olho seco é uma disfunção na produção ou na qualidade do filme lacrimal, que protege e lubrifica o olho. É uma das mais comuns doenças oculares, atingindo mais as mulheres, três para cada homem, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa proporção acontece por fatores hormonais ao longo da vida, que causam redução da produção da lágrima.

Traumas como queimaduras químicas, uso de determinados medicamentos, idade avançada, uso de lente de contato, menopausa e doenças reumatológicas são fatores relacionados ao desenvolvimento ou agravamento do Olho Seco, pois induzem a diminuição da produção da lágrima.

Por outro lado, o Olho Seco evaporativo, caracterizado pelo excesso de evaporação de lágrimas, acontece em situações cotidianas como poluição, uso demasiado do computador, muitas horas na frente da TV, permanência em ambientes com ar condicionado ou baixa imunidade são fatores propícios para o desenvolvimento da síndrome. Neste último caso, muitas pessoas não dão a devida atenção aos sintomas, o que pode levar a um diagnóstico tardio.

Fonte: https://goo.gl/SQu4E9