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Fadiga Ocular Digital

Síndrome Moderna com complicação ainda não sabida para os nossos olhos. O excesso do uso de computadores, televisores, tablets e celulares, trazem sintomas de desconforto visual como embaçamento, irritação, olho seco e fadiga visual ao longo do dia. Quando estamos em alguma função de atenção, elevamos o nível de tensão muscular ocular para ler de perto e focar no que estamos vendo. Isso leva ao olho tornar-se mais ressecado e cansado ao longo do dia. Este fenômeno acontece muito em crianças que tem o hábito diário de usar os aparelhos digitais para jogos, assim como usuários de computadores ao longo do dia em seu trabalho. Quando estamos trabalhando em uma atividade que exige muita atenção, piscamos menos . Piscando menos, teremos menos lubrificação ocular e daí os sintomas. Recomendo sempre aos meus pacientes a regra 20/20/20, que será explicada no final, e uso de colírio lubrificante. Essa regra permite que nossos olhos tenham pequenos descansos ao longo do dia, melhorando nosso rendimento. Outra preocupação médica é com a radiação da”Luz Azul”. Esta frequência de onda luminosa( que apenas o nome dela é “Azul”, na verdade ela é uma luz branca ), que também vem do sol, é produzida pelos nossos aparelhos celulares, televisores e computadores.

A “Luz Azul” é muito importante para o nosso ciclo entre o dormir e acordar. Ou seja, nossa glândula Pineal, produz a Melatonina, que dentre outras funções importantes para o nosso corpo, regula nosso sono. Quando o sol começa a se por, esta glândula começa a secretar a Melatonina, para que ela estimule o sono. Como nossos aparelhos produzem está frequência de onda, nosso organismo “ entende” que ainda não é hora de dormir. Isto pode dificultar, para algumas pessoas, a jornada fisiológica de sono e descanso.
Outras alterações provocadas pela Luz Azul em nossos olhos ainda não estão totalmente comprovadas, como a Doença Macular Retiniana, catarata e outras. Há muita pesquisa sobre esse tema, porém ainda não há nada de concreto e definitivo sobre estas e outras alterações oculares causadas pelo Luz Azul.

✔️ Recomendações

1️⃣ – Sempre mantenha uma boa higiene visual. Usar óculos sempre que for assim prescrito. Usar colírio lubrificante quando em muita atividade digital.
2️⃣ – Procure durante o dia fazer a pausa 20/20/20 que seria o seguinte; depois de 20 minutos de “atividade digital”, 20 segundos de descanso olhando a 20 pés de distância ( 6 metros).
3️⃣ -Evite usar celular ou outros aparelhos digitais 2 horas antes de dormir.
4️⃣ -Faça sempre uma consulta anual de qualidade com um oftalmologista.

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