Pesquisa mostra como um recém-nascido enxerga e reconhece as expressões dos pais
Eles analisaram a distância do foco de vista dos bebês
A frase “como os bebês enxergam o mundo” foi levada muito a sério pelos pesquisadores da Universidade de Oslo, que em pareceria com a Universidade de Uppsala, descobriram que com 2 dias de vida a criança já é capaz de reconhecer expressões faciais.
Eles queriam saber como de fato a visão é desenvolvida nos bebês e como a é processada no cérebro da crianças. Os estudos anteriores a esse não eram eficientes porque eles estavam usando fotos, só que o mundo é dinâmico, ninguém fica estático como em uma imagem.
Com muita pesquisa eles descobriam que os recém-nascidos enxergam perfeitamente se a distância for menor a 30cm , aproximadamente a distância do rosto da mãe e do bebê durante a amamentação. Por isso é muito importante que você não cubra o rostinho do seu filho enquanto ele mama.
A amamentação é um dos momentos de troca que podem ser experiências incríveis para os bebês. Os pesquisadores ainda afirmam que a partir de 60cm a visão deles começa a ficar cada vez mais distorcida e eles já não conseguem mais reconhecer ou diferenciar as expressões faciais.
Para que você consiga entender melhor o quanto a distância é importante e o quão esperto o seu filho pode ser para reconhecer rostos e emoções, os chefes do estudo fizeram uma imagem que simula a visão dos recém-nascidos. E todo esse contato com dados sobre visão até pode explicar porque os recém-nascidos conseguem imitar algumas expressões faciais.
Foto: Reprodução/Site do estudo Illustration by Olof von Hofsten/ Eclipse Optics and Bruno Laeng/ UiO.