fbpx

O que é Daltonismo?

21/11/2017 por admin

O Daltonismo é uma doença ocular em que a pessoa não é capaz de enxergar uma ou todas as cores. Na maioria das vezes, a maior dificuldade é diferenciar as cores verde e vermelho. Isso acontece quando há alguma anomalia ou ausência das células que são responsáveis pelo reconhecimento da luminosidade e das cores.

Causas: O daltonismo é geralmente genético, no entanto, podem ser resultado de uma lesão ocular ou até neurológica. Nos casos genéticos, ocorrem geralmente nos homens, pois a anomalia genética esta relacionado ao cromossomo X.

Cerca de 8% dos homens sofrem com esse problema, enquanto apenas 0,5% das mulheres sofrem com a mesma doença. Mas, existe uma explicação científica para isso. Os homens possuem apenas um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois cromossomo X. Assim, para que uma mulher seja daltônica, é preciso que seus dois cromossomos contenham o gene recessivo responsável por essa anomalia, o que é mais raro acontecer.

Tipos: o daltonismo é a incapacidade de visualizar uma determinada cor ou frequências de cores. O que diferencia os tipos do problema são as cores que não são enxergadas pelo paciente.

Monocromacias: Neste caso o paciente geralmente consegue ter apenas a percepção de luminosidade, sem possibilidades de diferenciação de cores. É a “visão em preto e branco”, que tem uma ocorrência muito pequena, afetando apenas 0,003% da população masculina e 0,002% da população feminina. É o tipo de visão comum em animais de hábitos noturnos.

Dicromacias: Neste caso o paciente não possui um tipo específico de célula, e manifesta-se de três formas diferentes: protanopia, deuteranopia e tritanopia.

Protanopia – Os daltônicos protanopes são pessoas que não possuem os cones vermelhos, também conhecidos como cones de comprimento de onda longa. Neste caso há uma dificuldade de diferenciar as tonalidades cores no segmento verde-amarelo-vermelho.

Deuteranopia – Os daltônicos deuteranopes são pessoas não possuem os cones verdes, também conhecidos como cones de comprimento de onda intermediário. Neste caso há uma dificuldade de diferenciar as tonalidades de cores no segmento verde-amarelo-vermelho.

Tritanopia – Os daltônicos tritanopes são pessoas não possuem os cones azuis, também conhecidos como cones de comprimento de onda curta. Neste caso há uma dificuldade de diferenciar as tonalidades de cores no segmento azul-amarelo.

Diagnóstico e testes de daltonismo:
É possível diagnosticar através de três exames diferentes: anomaloscópio de Nagel, Lãs de Holmgreen e teste de cores de Ishihara.

Fonte: https://goo.gl/rhkPLS

Copyright © 2020 | Ocularis Clinic - Todos os direitos reservados - Feito por nolimits.net.br