fbpx

É verdade que olhos claros são mais sensíveis à luz?

11/12/2017 por admin

Você tem olhos azuis ou verdes e morre de medo de expô-los à luz por achar que eles são mais sensíveis? Se a resposta for “sim”, pode parar de temer: essa ideia não passa de um mito.

A parte “colorida” do nosso olho se chama íris, e sua pigmentação não tem nada a ver com o modo como os olhos recebem a luz. Esse é o papel das células fotossensíveis que trabalham de maneira diferente em lugares muito ou pouco iluminados. Acontece que essas células estão é na retina, no interior do olho, e não na íris.

Assim, um olho verde e um olho cor de jabuticaba podem, sim, reagir de maneira diferente à luz, mas não é porque são de cores diferentes. Inclusive pode acontecer de a íris mais escura ser mais fotossensível do que o olho claro, justamente porque o que acontece na retina não tem nenhuma relação com o que acontece na íris.

O que é fotofobia?

A fotofobia é um incômodo provocado pela luz em situações muito específicas. Uma delas é a distrofia dos cones (células oculares capazes de reconhecer as cores), que tornam as células ineficientes em captar luminosidade. Assim, a luz machuca os olhos, fazendo com que seja imprescindível o uso de óculos escuros em determinados ambientes.

Esse incômodo também pode ser momentâneo, como durante uma crise forte de dor de cabeça – e, nesses casos, acaba passando assim que o mal estar maior também acabe. No caso de doenças da córnea ou membrana conjuntiva, como a ceratoconjuntivite, a sensibilidade à luz pode aparecer como um sintoma.

Outra forma de desenvolver fotofobia é através do mal cuidado com os olhos em caso de astigmatismo: quem precisa corrigi-lo, mas não usa óculos, se esforça tanto para enxergar as imagens que estão desfocadas que a luz começa a perturbar os olhos.

Por isso, se você sente alguma dor em ambiente muito luminosos, procure um oftalmologista o quanto antes. A solução pode ser simples e indolor, e fica mais efetiva quanto antes for identificado o problema que causa a fotofobia.

Até lá, tenha certeza de uma coisa: não é a cor dos seus olhos que está causando qualquer desconforto.

 

Fonte: https://goo.gl/Lx24TW

Copyright © 2020 | Ocularis Clinic - Todos os direitos reservados - Feito por nolimits.net.br