fbpx

Como ter olhos saudáveis?

Estamos tão acostumados a enxergar todos os dias que, às vezes, não damos valor a esse sentido que nos provoca tantas emoções. E, mais que isso, não sabemos como cuidar bem da visão para que ela não nos falte nunca. Contudo, ter cuidados básicos com os olhos é fundamental para garantir que eles continuem fazendo seu papel da forma correta.

Por isso, separamos cinco dicas de como ter olhos mais saudáveis a partir de hoje. Dessa forma, as visitas periódicas ao oftalmologista vão ser mais de rotina e prevenção e menos para remediar problemas que possam surgir de repente.

Os cuidados são básicos e muito eficientes, não necessitando de nenhum medicamento para surtirem efeito. Sua vista vai te agradecer depois de implementar as mudanças propostas no dia a dia.

Use óculos de sol
Parece bobo, mas o uso de óculos com proteção solar fazem toda a diferença. Assim como a pele queima quando exposta ao sol, os olhos também sofrem, mas como a gente não sente a queimadura diretamente no globo ocular, não percebemos que ela acontece.

A proteção contra os raios UV impede a danificação das células oculares e elimina uma série de riscos futuros. Quem já usa óculos de grau no dia a dia pode optar por lentes transition, que ativam sua função anti-UV quando recebem luminosidade solar.

Descanse a vista do computador
Como já dissemos por aqui, ficar com os olhos grudados no smartphone e computador não é bom para a vista. A luminosidade excessiva desgasta a visão e pode cansá-la mais cedo do que você imagina.

Se você trabalha com computadores, utilize a regra dos vinte: a cada 20 minutos de exposição à tela, fixe o olhar em algo a seis metros de distância por 20 segundos. Isso vai te “lembrar” de piscar e desestressar a visão.

Não use maquiagens antigas
Às vezes achamos um rímel esquecido na gaveta de maquiagens e, na pressa, fazemos uso do cosmético – sem nem lembrarmos a quanto tempo ele está lá. Utilizar maquiagens velhas pode irritar os olhos ou até causar uma infecção, visto que as bactérias tendem a crescer com facilidade em maquiagens líquidas ou cremosas.

Evite qualquer tipo de cosmético que já tenha passado da – ou do qual você desconheça a – data de validade, principalmente se eles demandarem contato direto com os olhos.

Pare de fumar
Isso mesmo: o fumo não acaba apenas com seus pulmões e paladar, ele também afeta muito a sua visão. Quem fuma aumenta as chances de desenvolver catarata, além de o hábito deixar os olhos secos, o que pode provocar danos irreversíveis à retina – incluindo a perda de visão.

Para que apostar em uma coisa que só te traz notícias ruins? Largue o vício e tenha não só uma visão, mas, também, um organismo mais saudável.

Se alimente de forma saudável
E por falar em organismos saudáveis, sua comida diz muito sobre como seus olhos irão se comportar hoje e sempre. Isso porque existem alimentos que estimulam diretamente a boa saúde ocular.

Se quiser enxergar melhor e aumentar a longevidade da sua visão, aposte em frutas cítricas, folhas verde-escuras, grãos integrais, cenoura (rica em vitamina A) e alimentos ricos em zinco (feijão, ervilha, amendoim, carne vermelha magra e outros) e betacaroteno (cenoura, manga, acerola, abóbora e agrião, dentre outros).

E, além das dicas acima, visite pelo menos uma vez por ano o consultório de seu oftalmologista. A qualquer sinal de alerta ele é a pessoa indicada para colocar sua saúde ocular de volta nos trilhos.

 

Fonte:https://goo.gl/HKMkH7


 

Comente aqui suas dúvidas sobre esta matéria. 😉

Copyright © 2020 | Ocularis Clinic - Todos os direitos reservados - Feito por nolimits.net.br