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Cardápio bom para os olhos.

26/06/2017 por admin

Cardápio bom para os olhos.
Uma alimentação regrada e equilibrada é uma poderosa aliada para o bom desempenho do corpo. Assim é possível tratar e prevenir doenças das mais diversas origens.

Antigos conselhos de família mesclam-se com a modernidade da ciência. A vovó estava certa quando afirmava que comer cenoura era bom para a visão. A medicina provou que as vitaminas e os nutrientes antioxidantes presentes nas cenouras, frutas e vegetais vermelhos ou amarelos, óleos de peixe, entre outros alimentos podem ajudar a prevenir problemas de visão.

Prefira os alimentos ricos em vitaminas A e E, como a cenoura, e com ômega 3, como a linhaça. Alimentos de origem animal são ricos nas principais vitaminas necessárias para a boa visão, como: fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes, ovos, leite integral e seus produtos gordurosos, como creme de leite e manteiga.

A falta dessas vitaminas o nosso organismo pode apresentar problemas como a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz), cegueira noturna e queda na resistência do sistema imunológico.

Inclua esses alimentos no seu cardápio
Peixes
Fontes de ácidos graxos, ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea. Com a ingestão desses alimentos, a retina receberá oxigênio, essencial para a saúde dos olhos.

Frutas, legumes e verduras
Frutas, verduras e legumes de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolis e couve.

Alho e cebola
O alho e a cebola são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Possuem ação contra micróbios e antiviral. Agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Amoras e cerejas
Assim como o morango, a framboesa e outras frutas vermelhas e roxas são exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonoides. Previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.

Óleo de linhaça
Para combater o chamado “olho seco” este óleo é uma grande arma, pois é rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 3, ômega 6 e ômega 9.

Azeite virgem
Rico em ômega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão.


 

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