4 razões para visitar seu oftalmologista ainda hoje!

O oftalmologista é o profissional médico responsável por cuidar da saúde dos olhos e da qualidade da visão. Qualquer doença relacionada, ou sintoma sentido na região dos olhos deve ser tratada especificamente por esse profissional.

Porém, infelizmente, muitas pessoas não dão a devida importância a essa especialidade da medicina, passando vários anos sem sequer fazer uma visita de rotina a um oftalmologista. Para que você entenda como a visita regular a este médico pode ser importante, separamos quatro razões para você ir visitar seu oftalmologista ainda hoje. Vamos ver?

// Evitar os efeitos do ambiente na visão

Os nossos olhos são uma das regiões mais sensíveis do corpo, por esse motivo, eles recebem uma proteção exclusiva da pálpebra, dos cílios e das sobrancelhas, evitando ao máximo que algum objeto ou resíduo entre em contato com sua delicada superfície.

No entanto, toda essa proteção natural não é capaz de evitar completamente os efeitos prejudiciais do ambiente em que vivemos. A poluição das grandes cidades consegue agravar os riscos oferecidos à saúde dos olhos, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças simples, como as alergias, até as mais complexas, como a catarata traumática.

Para evitar que os efeitos do ambiente agravem a saúde de sua visão, a visita regular ao oftalmologista é indicada. Assim, esse profissional poderá identificar e diagnosticar o problema, quando ele existir.

// Detectar doenças hereditárias e checar a saúde dos seus olhos

College of Optom stock
Os exames de rotina realizados no consultório do oftalmologista devem acontecer por dois motivos:

Garantir a manutenção da saúde dos seus olhos, verificando se todas as suas funções principais estão sendo executadas de maneira correta, sem grandes prejuízos ao organismo ou à qualidade da visão;
e identificar e diagnosticar doenças oculares que podem ser hereditárias ou se manifestar ao longo dos anos, com o intuito de começar um tratamento precoce e com melhores resultados.
Essas doenças, como a catarata, o glaucoma e o ceratocone, têm progressão lenta, mas se não tratadas e diagnosticadas podem prejudicar significativamente a qualidade da visão.

// Verificar alterações da córnea

Muitas pessoas visitam o oftalmologista com o intuito de corrigir algum grau de alteração na visão, ocasionado por alterações simples ou avançadas no formato da córnea. As alterações da córnea tradicionalmente diagnosticadas são:

A miopia (quando existe uma dificuldade em enxergar de longe);
a hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto);
e o astigmatismo (visão embaçada ou dificuldade de definição).
Qualquer pessoa que apresenta essas ou outras alterações na visão que demandem o uso de lentes corretivas (como o óculos ou a lente de contato), devem visitar o oftalmologista regularmente para verificar o avanço ou a regressão do grau de correção utilizado no seu tratamento.

Se você está sentindo dificuldades para enxergar ou dores de cabeça ao fazer algum esforço com a vista, a visita ao oftalmologista também é indicada para que você possa diagnosticar alguma alteração na visão.

// Ajudar a detectar outras doenças

O exame oftalmológico pode ajudar o paciente a identificar outras doenças ou quadros clínicos que ele não imaginaria estar apresentando naquele momento.

Algumas doenças, como a diabetes e a pressão alta, apresentam sintomas oculares que podem facilmente ser identificados por um oftalmologista. A hipertensão, por exemplo, pode danificar os vasos sanguíneos da retina, influenciando a capacidade do olho em formar imagens, enquanto a diabetes pode causar inchaço da lente ocular, também alterando a qualidade da visão.

Essas doenças, a longo prazo, podem ainda desencadear problemas mais graves, como o desenvolvimento de um glaucoma ou de um quadro de catarata.

Depois de ler esse texto, você acredita que talvez seja a hora de visitar um oftalmologista? Conheça o nosso trabalho e tire suas dúvidas através dos comentários!